O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
SHEMÁ YISRAEL, YHWH ELOHÊNU, YHWH ECHAD.
OUVE ISRAEL! YHWH NOSSO ELOHIM! YHWH É UM!
BENDITO SEJA O NOME DAQUELE CUJO GLORIOSO REINO É ETERNO.
Eu amarei o Eterno, meu Elohim, de todo o meu coração, de toda a minha alma e com toda a minha força. E estará permanentemente em meu coração as palavras que Ele me ordenou. E as ensinarei diligentemente a meus filhos e falarei a respeito das mesmas quando eu estiver sentado em minha casa e quando estiver andando pelo caminho; quando me deitar e quando me levantar. E atarei como sinal na minha e será por frontal entre meus olhos e as escrevereis nos umbrais da minha casa e nas minhas portas.
Ao Eterno meu Elohim temerei e só a ele servirei.
Não seguirei outros deuses, nenhum dos deuse sdos povos que houver ao meu redor, porque o Eterno, meu Elohim, é Elohim zeloso sobre mim, para que a ira de YHWH, meu Elohim, não acenda contra mim e me destrua de sobre a face da terra. Não tentarei a YHWH meu Elohim. Diligentemente, guardarei os mandamentos de YHWH, meu Elohim, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que me ordenou.
Farei o que é reto e bom aos olhos de YHWH, para que bem me suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual YHWH, sob juramento, prometeu dar a meus pais.
Quando meu filho, no futuro, me perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que YHWH, nosso Elohim, nos ordenou? Então eu direi a meu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém YHWH de lá nos tirou com poderosa mão.
O Eterno nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos a Ele, nosso Elohim, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje. Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Eterno, nosso Elohim, como nos tem ordenado.

Deuteronômio 6:4 Ouve, Israel, o Eterno, nosso Elohim, é UM.
Deuteronômio 6:5 Amarás, pois, o Eterno, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Deuteronômio 6:6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
Deuteronômio 6:7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Deuteronômio 6:8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
Deuteronômio 6:9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Deuteronômio 6:13 O Eterno, teu Elohim, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.
Deuteronômio 6:14 Não seguirás outros Elohimes, nenhum dos Elohimes dos povos que houver à roda de ti,
Deuteronômio 6:15 porque o Eterno, teu Elohim, é Elohim zeloso no meio de ti, para que a ira do Eterno, teu Elohim, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
Deuteronômio 6:16 Não tentarás o Eterno, teu Elohim, como o tentaste em Massá.
Deuteronômio 6:17 Diligentemente, guardarás os mandamentos do Eterno, teu Elohim, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou.
Deuteronômio 6:18 Farás o que é reto e bom aos olhos do Eterno, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o Eterno, sob juramento, prometeu dar a teus pais,
Deuteronômio 6:20 Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o Eterno, nosso Elohim, vos ordenou?
Deuteronômio 6:21 Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o Eterno de lá nos tirou com poderosa mão.
Deuteronômio 6:24 O Eterno nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Eterno, nosso Elohim, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje.
Deuteronômio 6:25 Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Eterno, nosso Elohim, como nos tem ordenado.
Reflexão de Ben Sirach (5:13-14) – Aprendendo a Falar
Por Sha’ul Bentsion


“Sê pronto para ouvir a palavra, a fim de entendê-la, e tardio para dar a resposta. Se tens a compreensão do assunto, responde; caso contrário, põe a mão à boca, para não seres surpreendido numa palavra descontrolada e saíres envergonhado.” (Ben Sirach/Eclesiástico 5:13-14)

É muito fácil encontrarmos pessoas dispostas a aconselharem os demais. Todavia, é muito difícil encontrarmos pessoas que estejam realmente dispostas a ouvir. Cada vez mais, a sociedade se enche de conselhos vazios, e que não surtem qualquer efeito. Porque as pessoas falam daquilo que estão cheias, sem antes se esvaziarem para permitirem ser permeadas pela realidade do outro.

Ben Sirach nos dá um conselho simples, porém profundo: Ouça o próximo, e seja tardio em respoder. Porque ouvir o outro é trabalhoso. Para que possamos ouvir o próximo, devemos deixar de lado as nossas idéias pré-concebidas, aquilo que funciona para a nossa realidade, e aquilo que compreendemos.

As palavras do outro não contêm apenas um significado literal. Elas estão recheadas de subjetividade, de emoções, e muitas vezes, da dor do outro. Muitas vezes, o que o outro deseja dizer de fato não está nas palavras. E isso requer tempo para ser compreendido, absorvido.

Devemos reaprender a fazer silêncio. E a razão pela qual não conseguimos fazer silêncio para ouvir o outro é porque não conseguimos fazer silêncio para ouvirmos a voz de Elohim falando em nossos corações.

O rabino Reuven Lauffer, em seu artigo “The Sound of Silence” afirma:

“Na manhã que o Eterno deu ao povo de Israel a Torá, toda a criação ficou em silêncio. Todas as formas de vida ficaram emudecidas. O oceano ficou completamente quieto. Nada se moveu. Nenhum som. Silêncio puro.

Imagine. Cada israelita foi forçado a olhar para seu próprio coração e reconciliar-se consigo mesmo sem a ajuda de nada externo. Nenhum palm pilot, nenhum celular, nem mesmo um pager. Apenas o bom e velho coração. Porque é a partir do coração que a pessoa define que tipo de relacionamento ela deseja com o Seu Criador.”

De fato, o silêncio incomoda. Porque no silêncio, nossos corações falam. Porém, se não escutarmos os nossos corações, não seremos capazes de realmente ouvirmos o outro.

No exemplo acima, o rabino Lauffer fala sobre celulares, pagers, e outros sons externos. Mas o que temos que ter em mente é que não somos “vítimas” dessa cacofonia sonora. Somos nós mesmos que nos cercamos desses sons, porque não aguentamos ficarmos sozinhos com a voz de Elohim em nossos corações. O que nos impede de desligarmos a TV, o celular, ou de ficarmos sozinhos em nossos quartos? No fundo, sabemos que as justificativas são meros pretextos, e que nos sentimos incomodados de não ouvirmos esses sons. Porque não queremos lidar com o nosso próprio interior.

Ser pronto para ouvir e tardio para responder também significa que devemos dar tempo à Torá para que possamos compreendê-la em nossos corações, antes de transmití-la a terceiros. Para que possamos falar sobre a Torá, é preciso estar disposto a ouvir a transformação que Yeshua deseja realizar em nossos corações, através da Sua Torá.

Assim como as palavras do outro estão recheadas de uma subjetividade que demanda tempo para ser compreendida, também a Torá é muito mais do que uma mensagem única.

A Torá do Sha’ul não é a mesma Torá do Yosef, nem é a Torá da Miriyam. Porque a Torá fala de forma muito particular a cada um de nós. Portanto, não é apenas uma questão de conhecer o que diz o texto bíblico, mas sim de estar atento ao que o texto bíblico está dizendo especificamente para nós. E como saber isso? É simples: Onde a Ruach HaKodesh (Espírito de Santidade) deseja agir para transformar nossas vidas, é onde sentimos o incômodo ao lermos a Palavra.

Mas se rapidamente, no momento em que sentimos esse incômodo, procuramos nos livrar dele, passando para outro texto bíblico (com o pretexto de aprendermos mais, ou de continuarmos nossa devocional), então estamos tendo uma resposta rápida demais, e não nos permitindo ouvir a Palavra da Ruach. A Torá não é apenas a Palavra. A Torá é o instrumento para que a palavra específica chegue a nossos corações.

Devemos nos reconciliar conosco mesmos, e permitirmos a reflexão sobre aquilo que clama em nosso interior por ser ouvido. Se fizermos isso, então poderemos dizer que verdadeiramente aprendemos a ouvir a nós mesmos.

E se aprendemos a ouvir a nós mesmos, aprendemos a ouvir. E se aprendemos a ouvir, podemos finalmente ouvir o outro. E seremos capazes de calarmos as nossas certezas e ouvirmos o que clama através das palavras do outro, exatamente como fomos capazes de ouvir aquilo que clamava dentro de nós. E aí sim, produziremos conselhos e respostas que de fato farão a diferença na vida do próximo.

Alguns podem estranhar o título da reflexão. Pois o título diz “aprendendo a falar”, mas discorremos sobre “aprender a ouvir.” Porém, a razão é proposital: Só aprenderemos a falar algo de significativo ao próximo, se aprendermos a ouvir.
 
(Salmos 78:1)
Escutai a minha lei, povo meu;
inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.
 
Bom dia queridos. Vocês tem dado ouvidos às Palavras do Eterno?
Tem obedecido às Suas Leis?
Toda a Sua Vontade está descrita em TODA a Biblia.
Você Já leu a Biblia hoje em busca de obedecer a Vontade do Eterno?
Ou você só o serve esperando as suas bençãos?
 
Lembre-se que fomos resgatados para sermos servos de YHWH.
E servi-lo é dar ouvidos e obedecer à sua Palavra.
 
Shalom Shalom.
Tenham todos o dia lindoooooooooooo
Ótima semana para todos!!!!

 
Cada manhã um novo recomeço
Cada dia um novo amanhecer
Cada amanhecer uma nova história
Cada história um novo desafio
Cada desafio um novo destino
Cada destino é traçado por decisões.
As decisões que tomamos hoje reflete a nossa história amanhã.
Hoje é um presente do ETERNO para nossas vidas.
Hoje nós temos o poder de mudar o rumo das nossas vidas.
A vida é bela, cabe a cada um de nós como vamos vivê-la .
Recomece cada dia com um desafio de viver intensamente
Recomece cada manhã como se tudo dependesse de você
Recomece cada dia na dependência do ETERNO
Saiba que o ETERNO conta com você para que a vida de outras pessoas sejam mais felizes.
Faça o seu dia mais feliz elogie as pessoas pelas sua qualidades e esqueça os seus defeitos
Tenha a partir de hoje um recomeço e verá a mudança na sua vida.
Minha irmã, que sabor é o seu? Sim, sabor mesmo...

Você sabia que todos os tipos de pessoas tem, pelo menos, três sabores?

Há três tipos de humor ou temperamento: doce, amargo e azedo.

Você acha a vida amarga, reclama de tudo, dá a impressão que come jiló o dia todo, implica com todo mundo, reclama, responde mal para os outros e acha que só você está certa?
Então minha amiga, você é uma pessoa de sabor amargo.

Ou será que você é uma pessoa que acorda de manhã e sem orar sai do quarto atropelando tudo o que está à sua frente, reclamando do tempo, esteja frio ou calor, achando que todo mundo está pisando em você, levando a vida de cara feia como quem acabou de chupar limão?
Se tal acontece, ah! minha amiga, você é uma pessoa de sabor azedo!

Só nos resta agora o doce sabor da verdadeira mulher segundo o coração do SENHOR.

Aquela que leva sempre um sorriso no rosto como se acabasse de provar o delicioso mel, isto é, a Palavra do SENHOR e com Ele, acabou de conversar em oração.
Assim, mesmo onde impere mal humor, no serviço ou em casa, esta mulher, leva sempre a doçura de uma palavra branda, sem críticas.

Minha irmã, certamente você já goza da vida eterna. Nada mais certo, portanto, que você seja feliz e viva alegremente! Afinal, você é uma mulher de doce sabor.

Uma verdadeira mulher, segundo o coração do SENHOR.
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;"
FILIPENSES 1.6

Nenhum de nós já atingiu o alvo. Estamos em processo de transformação. Em Romanos 7, Paulo disse que havia boas coisas que ele queria fazer, mas não conseguia; e as coisas ruins que ele não queria fazer sempre se via fazendo-as. Ele disse que se sentia miserável. Você pode, provavelmente, compreender o que significa esse sentimento. Todos nós temos
um longo caminho a seguir e Satanás parece gostar de nos lembrar disso diariamente.
Se você luta contra um constante sentimento de fracasso, adote uma nova atitude. Diga a si mesmo neste dia: “Não estou onde precisava estar, mas graças ao ETERNO não estou onde costumava estar. Estou bem e estou a caminho”!
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final... Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante e todos sofrerão ao ver que você esta parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja), destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível, é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e , o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora, soltar, desprender-se.

Ninguém esta jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos e ás vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso estará apenas envenenando, e nada mais...

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ela veja quem tu és...

E lembra-te:

“TUDO O QUE CHEGA, CHEGA SEMPRE POR ALGUMA RAZÃO”

Fernando Pessoa